domingo, 31 de maio de 2015

Iraque bombardeia Estado Islâmico em Faluja por terra e ar

Pelo menos 31 pessoas foram mortas e 82 feridas em três dias de bombardeio e terrestre das forças do governo do Iraque contra posições da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante na cidade de Faluja, noticiou a televisão americana CNN.

O ataque foi mais intenso neste domingo. A Força Aérea bombardeou o mercado público, um depósito e a mesquita de al-Dahl, atingindo indiscriminadamente civis, mulheres e crianças em Faluja, alegou o Estado Islâmico em vídeos divulgados na Internet.

Desde que o EI tomou Faluja e as vilas ao redor, em janeiro de 2014, 2.839 pessoas foram mortas, sendo 211 mulheres e 360 crianças, informaram os serviços de saúde da cidade. Outras 4.704 foram feridas.

Cerca de 100 mil civis vivem em Faluja e arredores - e estão proibidos de sair da cidade pela milícia jihadista. Só os idosos e pessoas com problemas de saúde recebem autorização.

Na semana passada, as forças governistas lançaram uma grande operação para retomar o controle das províncias de Ambar e Saladino, regiões de maioria sunita onde o EI tenta se estabelecer.

Com o apoio de milícias aliadas e da Força Aérea, o Exército do Iraque também atacou o Estado Islâmico na cidade Karma, a nordeste de Faluja. Em vídeo, o Ministério da Defesa mostra tropas na recém-liberada cidade de Sied Ghrabi, na província de Saladino, próxima a Dujail, que fica a 70 quilômetros ao norte de Bagdá.

Nenhum comentário: