sexta-feira, 15 de maio de 2015

General golpista reconhece a derrota no Burúndi

O general Cyrille Ndayiukiye, vice-líder do movimento golpista, admitiu ontem à noite que a tentativa de derrubar o governo do Burúndi fracassou. Horas antes, o presidente Pierre Nkurunziza havia anunciado sua volta ao país no Twitter, enquanto militares leais reassumiam o controle dos meios de comunicação.

"Pessoalmente, reconheço que nosso movimento fracassou. Encontramos uma grande determinação dos militares para sustentar o sistema de poder", declarou Ndayirukiye à Agência France Presse (AFP), citada no sítio da rádio France Info. Os golpistas se renderam.

Na madrugada desta sexta-feira pela hora local, o líder golpista, Godefroid Niyombare, anunciou: "Decidimos nos render. Espero que não nos matem", ele disse antes de ser preso pelas forças legalistas.

A crise começou há três semanas, quando Nkurunziza anunciou a intenção de concorrer a um terceiro mandato presidencial, violando a Constituição, o que deflagrou uma onda de protestos de rua. Quando o general Godefroid Niyombare anunciou o golpe há dois dias, uma multidão saiu às ruas para festejar.

Nenhum comentário: