quinta-feira, 28 de maio de 2015

França rejeita acordo nuclear sem inspeção de todas instalações do Irã

A França vai se opor a um acordo nuclear com a República Islâmica do Irã se os inspetores internacionais não tiverem acesso irrestrito a todas as instalações nucleares do país, inclusive militares, advertiu ontem o ministro do Exterior francês, Laurent Fabius, em depoimento na Assembleia Nacional.

Como o Irã alega que seu programa nuclear é pacífico e não tem objetivos militares, o Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, o ditador que manda de fato no país descartou a possibilidade de inspeções a instalações militares.

Na terça-feira, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) declarou à Agência France Presse que o Irã concordou em aplicar o protocolo adicional ao Tratado de Não Proliferação Nuclear que autoriza inspeções sem aviso prévio.

Além de Khamenei, o ministro do Exterior iraniano, Mohamed Javad Zarif, admitiu "algum acesso", mas não inspeções irrestritas, para "proteger nossos segredos econômicos e militares".

O Irã, as cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha têm até 30 de junho de 2015 para chegar a um acordo definitivo que impeça o programa nuclear iraniano de fabricar a bomba atômica. Em troca, as sanções internacionais ao Irã seriam levantadas gradualmente.

Nenhum comentário: