terça-feira, 12 de maio de 2015

Democratas negam autorização para Obama negociar livre comércio

O presidente Barack Obama sofreu hoje uma derrota imposta pela bancada de seu próprio partido no Senado. Só um senador democrata votou a favor de dar ao presidente autoridade para negociar um acordo de livre comércio, a Parceria Transpacífica, uma de suas prioridades econômicas.

Com 52 votos a favor e 45, a proposta ficou abaixo dos 60 votos necessários para sua tramitação. A posição da bancada democrata reflete as preocupações de sindicatos e ambientalistas quanto aos impactos do acordo sobre empregos e o meio ambiente.

A lei daria direito aos senadores para estabelecer os princípios das negociações. Com a autorização para promoção comercial, o Poder Executivo pode negociar acordos de livre comércio que no final o Congresso só pode aprovar ou rejeitar. Não pode emendar, o que obrigaria a reabrir a negociação com os parceiros.

O objetivo do governo Obama é formar uma zona de livre comércio de 12 países da América e da Ásia (Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Cingapura, EUA, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru e Vietnã) situados na orla do Oceano Pacífico excluindo a China. A alegação é que é preciso criar regras que garantam o livre comércio antes que os chineses imponham as suas.

Nenhum comentário: