quarta-feira, 13 de maio de 2015

Crescimento da Zona do Euro tem pequena alta

Tanto os 19 países da Zona do Euro quanto os 28 de toda a União Europeia registraram em conjunto uma pequena aceleração do crescimento no primeiro trimestre de 2015, com avanço de 0,4% em relação ao trimestre anterior, o que projeta uma alta anual de 1,6%, revelou hoje o Eurostat, o escritório oficial de estatísticas da UE.

Na comparação anual, a UE avançou 1,4% e a Eurozona, 1%. No último trimestre de 2014, o crescimento tinha sido de 0,4% na UE e de 0,3% entre os países do euro. Os Estados Unidos cresceram 0,1% no primeiro trimestre e 3% nos últimos 12 meses.

A Romênia e Chipre cresceram mais, 1,6%, seguida pela Bulgária (0,9%). As maiores quedas no produto interno bruto foram verificadas na Lituânia (-0,6%), Estônia (-0,3%) e Grécia (-0,2%), que voltou à recessão.

Terceira maior economia da UE e sexta do mundo, a França surpreendeu, com expansão de 0,6%, o dobro do esperado e o dobro da Alemanha, depois de ficar estagnada no fim de 2014, anunciou hoje o Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos), com alta de 0,8% no consumo doméstico mas queda de 0,2% nos investimentos para formação de capital bruto.

O crescimento das exportações francesas se desacelerou de 2,5% para 0,9%, enquanto a alta nas importações se acelerou de 1,5% para 2,3%.

A recuperação europeia ainda é lenta e se deve sobretudo à queda nos preços internacionais do petróleo e à desvalorização do euro desde que o Banco Central Europeu (BCE) iniciou em março um programa de compra de títulos para jogar um trilhão de euros em circulação no período de um ano e meio.

Nenhum comentário: