quarta-feira, 22 de abril de 2015

Intervenção da Arábia Saudita no Iêmen entra em nova fase

Depois de impedir a tomada do porto de Áden pelos rebeldes hutis, a intervenção militar da Arábia Saudita e seus aliados sunitas no Iêmen, o país árabe mais pobre, entra numa nova fase, anunciou ontem à noite a televisão saudita.

É o fim da Operação Tempestade Decisiva, iniciada em 25 de março de 2015, com bombardeios aéreos às posições rebeldes, e o início da Operação Restauração da Esperança. A nova fase promete ser mais amena para abrir caminho para as negociações com os hutis, que são xiitas zaiditas apoiados pelo Irã.

O bloqueio naval ao Iêmen deve ser mantido, assim como "ações antiterrorismo". Um porta-voz da aliança não descartou a possibilidade de novos bombardeios aéreos, mas os ataques em larga escala estão suspensos.

Os sauditas sempre apontaram a devolução do poder ao presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, como objetivo maior da intervenção. Como os bombardeios aéreos matam civis e destroem cidades e vilas, acabaram voltando a população contra os sauditas e seus aliados.

Nenhum comentário: