terça-feira, 28 de abril de 2015

Boko Haram vira Estado Islâmico da África Ocidental

Um mês depois de jurar lealdade ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante, a milícia extremista muçulmana nigeriana Boko Haram trocou de nome para refletir a mudança. Agora, a propaganda do grupo se refere à organização como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental, informa o sítio de notícias turco World Bulletin.

O Boko Haram, cujo antigo nome significa "não à educação ocidental", emprega táticas terroristas semelhantes às do Estado Islâmico do Iraque e do Levante nas guerras civis no Oriente Médio. A milícia foi consideravelmente enfraquecida depois de uma ofensiva das Forças Armadas da Nigéria em coordenação com os exércitos de países vizinhos como Camarões, Chade e Níger.

Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à África Ocidental, em 2009, a guerra civil declarada pelo Boko Haram causou de 12 a 15 mil mortes. A Nigéria foi obrigada a adiar a eleição presidencial de 14 de fevereiro para 28 de março de 2015, que deu a vitória ao general e ex-ditador Muhamadu Buhari.

Há um ano, o Boko Haram raptou 273 meninas de uma escola secundária em Chibok. Mais de 200 continuam desaparecidas. O novo presidente prometeu fazer todo esforço possível para encontrá-las, mas não deu garantias de que estejam vivas.

Hoje o Exército da Nigéria anunciou a libertação de 200 meninas e 93 mulheres adultas, mas o governo declarou que as estudantes de Chibok não estão entre elas.

A aliança com o Estado Islâmico foi vista mais como um gesto de desespero de um grupo terrorista encurralado do que uma manifestação de força.

Nenhum comentário: