segunda-feira, 23 de março de 2015

Ultraconservador é o primeiro a lançar candidatura à Casa Branca

Em discurso na Universidade da Liberdade, uma instituição cristã do estado da Virgínia fundada pelo pregador fundamentalista Jerry Falwell, o senador ultradireitista Ted Cruz lançou hoje sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano prometendo acabar com o programa de saúde pública do governo Barack Obama e até mesmo com a Receita Federal americana.

Cruz, de 44 anos, de origem cubana, nasceu em Calgary, no Canadá, o que pode complicar suas pretensões. A Constituição dos EUA exige que o presidente tenha nascido no país. Em 2013, ele renunciou à cidadania canadense.

Filho de de mãe americana e pai cubano, Cruz foi educado nas universidades de elite de Harvard e Princeton. Em 2012, foi eleito para o Senado pelo estado do Texas com o apoio do movimento radical de direita Festa do Chá.

Ted Cruz é contra a universalização da cobertura de saúde, contra o aborto, contra o casamento gay, contra as negociações nucleares com o Irã, contra causas ambientais, a favor do apoio incondicional a Israel e da guerra contra o terrorismo. Ele não acredita que o homem seja responsável pelo aquecimento global.

No seu discurso, Cruz conclamou a direita religiosa a se mobililizar para assumir o controle do partido e do país. Em 34 minutos, o senador texano usou 40 vezes o verbo "imaginem", mas num sentido completamente diferente da música de John Lennon.

"Imaginem uma nova América", declarou o senador. "Imaginem um presidente que honra a Constituição e que sob nenhuma circunstância deixe o Irã ter armas nucleares." E seguiu defendendo o fim da Receita Federal, a adoção de uma alíquota única e baixa para o imposto de renda, e uma guerra mais decidida contra o Estado Islâmico.

Para o jornal The Washington Post, sua pré-candidatura testa os limites do conservadorismo americano. Já o governador da Califórnia, o considerada "inapto" para ocupar a Casa Branca.

O lançamento de sua candidatura coloca uma pressão à direita sobre o governador da Wisconsin, Scott Walker, e o ex-governador da Flórida Jeb Bush, filho do ex-presidente George Herbert Walker Bush e irmão do ex-presidente George Walker Bush.

No momento, Cruz é o oitavo colocado nas pesquisas sobre os possíveis candidatos republicanos, lideradas por Jeb Bush. O descendente de imigrantes cubano mais bem-cotado é o senador Marco Rubio, da Flórida, outro favorito da ala mais direitista do partido.

Numa reação à candidatura do ultraconservador, Jeb apoiou na semana passada uma proposta indecorosa para dar aos comerciantes o direito de se recusar a atender clientes homossexuais por motivos religiosos.

Em visita a Atlanta, na Geórgia, Jeb não chegou a apoiar um projeto neste sentido tramitando no legislativo estadual, mas manifestou simpatia.

O problema das eleições primárias nos EUA é que os ativistas envolvidos costumam ser os mais radicais de seus partidos, empurrando-os muito à direita ou à esquerda. Isso acaba atrapalhando a campanha eleitoral quando chega a hora de conquistar o eleitorado de centro, sem filiação partidária.

A favorita à Casa Branca, com 44% das preferências, é a ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado Hillary Clinton, do Partido Democrata. Enquanto Cruz discursava em Richmond, na Virgínia, Hillary falava no Centro para o Progresso Americano, em Washington, defendendo mais investimentos em infraestrutura urbana e formação profissional.

Nenhum comentário: