segunda-feira, 23 de março de 2015

Tribos sunitas combatem avanço dos hutis no Iêmen

Com a ajuda de milícias tribais, forças leais ao presidente Abed Rabbo Mansur Hadi, apoiado pela Arábia Saudita, tentam conter o avanço dos rebeldes hutis, que são xiitas zaiditas, rumo ao porto de Áden, no Sul do Iêmen, noticiou hoje a agência Reuters.

Ontem, os hutis tomaram Taiz, a terceira maior cidade do Iêmen. Em reunião de emergência, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou por unanimidade as "ações unilaterais" dos rebeldes, como o bombardeio ao aeroporto e ao palácio presidencial de Áden, acusando-os de desestabilizar o país e deixá-lo à beira de uma guerra civil.

Desde que foi libertado da prisão domiciliar imposta pelos rebeldes, há um mês, o presidente deposto fugiu da capital, Saná, para Áden, ex-capital do antigo Iêmen do Sul, onde tenta organizar um governo paralelo para resistir.

Na província central de Baida, os hutis enfrentam milícias tribais possivelmente ligadas à rede terrorista Al Caeda na Península Arábica, que se instalou no Iêmen para fugir da repressão saudita.

Os Estados Unidos usavam o país como base para atacar Al Caeda e teriam abandonado equipamentos militares no valor de US$ 500 milhões ao fechar a embaixada e retirar todo seu pessoal do país. No momento, a orientação do Departamento de Estado é que todos os americanos saiam do Iêmen.

Nenhum comentário: