segunda-feira, 30 de março de 2015

Pesticidas diminuem quantidade de espermatozoides

O consumo de frutas e legumes com resíduos de agrotóxicos altera a qualidade do sêmen humano, diminuindo a quantidade de espermatozoides, concluiu um estudo pioneiro publicado hoje na revista científica Human Reproduction, publicação oficial da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Na pesquisa inédita, 155 homens de 18 a 55 anos deixaram 338 amostras de sêmen num centro de fertilidade entre 2007 e 2012 dentro de um programa de estudos sobre meio ambiente e reprodução humana. A dieta era avaliada com base em questionários preenchidos regularmente. Os níveis de pesticida foram os determinados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos: alto, moderado e baixo.

Quem comeu muitas frutas e legumes com altos níveis de contaminação por pesticidas teve uma contagem de espermatozoides até 49% menor e 32% menos espermatozoides bem formados do que homens que consumiram vegetais não envenenados.

"Estas descobertas não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes em geral", observou o médico Jorge Navarro, professor assistente de nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, um dos coordenadores do estudo. "Ele indica que estratégias com objetivo específico de evitar os resíduos de pesticidas, como consumir produtos orgânicos ou evitar vegetais com grande quantidade de resíduos, são o caminho a seguir."

Os homens foram divididos em quatro grupos: quem comia mais ou menos vegetais com altos níveis de pesticidas, e dois grupos com quem comia mais ou menos vegetais com nível de pesticidas baixo ou moderado.

No grupo que comia mais frutas e legumes com alto nível de agrotóxicos, os homens emitiam em média 86 milhões de espermatozoides por ejaculação, enquanto a média nos sujeitos a menos pesticidas era de 171 milhões de espermatozoides.

Nenhum comentário: