sexta-feira, 27 de março de 2015

Nigéria anuncia destruição do quartel-general do Boko Haram

Na véspera das eleições nacionais, o Exército da Nigéria anunciou ter tomado hoje a cidade de Gwoza e destruído o quartel-general da milícia terrorista Boko Haram, que luta para impor sua versão extremista do islamismo à África Ocidental, informa o sítio de notícias turco World Bulletin.

Pelas redes sociais, as Forças Armadas nigerianas declararam: "Hoje de manhã as tropas capturaram Gwoza, destruindo o quartel-general do califado autoproclamado pelos terroristas. Vários terroristas foram mortos ou capturados.

O presidente Goodluck Jonathan, candidato à reeleição, é um cristão sulista acusado de não ter feito o esforço necessário para derrotar a insurgência que causou pelo menos 12 mil mortes desde 2009. Na reta final da campanha, lançou uma ofensiva conjunta com os exércitos de Camarões, do Chade e do Níger, países vizinhos também atacados pelo Boko Haram.

Seu adversário é o ex-ditador Muhamadu Buhari (1983-85), um muçulmano nortista que teria melhor condições de combater a rebelião na região mais pobre do país, o Norte, majoritariamente islâmico.

Nenhum comentário: