sábado, 21 de março de 2015

EUA e aliados fazem dez ataques aéreos contra o Estado Islâmico

Os Estados Unidos e seus aliados fizeram hoje dez bombardeios aéreos contra a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, três na Síria e sete no Iraque, anunciou a ForçaTarefa Conjunta.

Na Síria, os três ataques foram contra posições dos jihadistas perto da cidade curda de Kobane, palco de uma batalha de meses vencida pelos guerrilheiros curdos com a cobertura aérea da aliança liderada pelos EUA. No Iraque, os alvos foram Kirkuk, Mossul e Ramadi.

As missões aéreas visam a enfraquecer o Estado Islâmico no momento em que o Exército do Iraque e milícias xiitas tentam retomar a cidade de Tikrit, terra natal do ditador Saddam Hussein, deposto e morto pela invasão americana de 2003. Como é um reduto sunita e a batalha agora se trava casa a casa dentro da cidade, não há ataques aéreos para não jogar a população local contra o governo central, majoritariamente xiita.

Tikrit fica no caminho entre a capital, Bagdá, e Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, tomada pelo Estado Islâmico em junho do ano passado. Uma ofensiva para reconquistar Mossul é esperada ainda nesta primavera que começa hoje no Hemisfério Norte.

Nenhum comentário: