quarta-feira, 25 de março de 2015

Arábia Saudita bombardeia rebeldes hutis no Iêmen

A Arábia Saudita e nove países aliados da região do Golfo Pérsico, intervieram militarmente hoje no Iêmen para conter a ofensiva dos rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, rumo ao porto de Áden, para onde fugiu o presidente Abed Rabbo Mansur Hadi depois de ser libertado da prisão domiciliar. Lá, tentou formar um governo paralelo.

A televisão saudita Al Arabiya noticiou que 100 aviões e 150 mil soldados participam da operação, o que indica que deve haver uma invasão terrestre.

Os bombardeios aéreos se concentram em instalações militares e tropas em movimento, anunciou o embaixador saudita nos Estados Unidos. Na sua ofensiva em direção à segunda maior cidade do país, os hutis tomaram uma base militar que era usada até a semana passada por comandos de operações especiais dos EUA. O presidente deposto fugiu do palácio presidencial de Áden.

Com a intervenção, fica evidente a intenção da Arábia Saudita de conter o expansionismo do Irã, que apoia grupos xiitas no Iraque, na Síria, no Líbano, no Bahrein e no Iêmen. Há uma guerra indireta entre estas duas potências regionais do Oriente Médio.

Hadi é um aliado importante dos EUA. O governo Obama usava o Iêmen como base para seus aviões não tripulados (drones) atacarem as bases da rede Al Caeda na Península Arábica, que se refugiou no país para escapar da repressão saudita.

Nenhum comentário: