sábado, 14 de fevereiro de 2015

Terroristas matam duas pessoas em ataques na capital da Dinamarca

Uma debate sobre a liberdade de imprensa tendo em vista o atentado terrorista contra o jornal Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015, em Paris, terminou com tiroteio e uma morte hoje em Copenhague, a capital da Dinamarca. Três policiais saíram feridos e o cineasta Finn Norgaard, de 55 anos, foi morto.

Um homem, no primeiro momento falou-se em dois, invadiu o local do evento atrás do cartunista sueco Lars Vilks. Ele está na lista negra da rede terrorista Al Caeda desde 2006, quando fez uma caricatura do profeta Maomé como um cachorro. O terrorista fugiu a pé.

Dez horas depois, já na madrugada de domingo pela hora local, houve um tiroteio diante da principal sinagoga de Copenhague. Um civil morreu e dois policiais saíram feridos. Houve uma caçada humana em marcha na capital dinamarquesa, mas não foi decretado toque de recolher.

Mais tarde, a polícia dinamarquesa matou um homem que considera o principal suspeito pelos dois  ataques. Ele já era conhecido pelas autoridades.

Foi na Dinamarca, em 2005, que o jornal Jyllands-Posten publicou as primeira caricaturas consideradas ofensivas ao profeta Maomé.

Nenhum comentário: