sábado, 28 de fevereiro de 2015

Caracas faz manifestações contra e a favor do governo

Duas passeatas estão sendo realizadas hoje na capital da Venezuela, uma contra e outra a favor do regime chavista e do presidente Nicolás Maduro, noticia o jornal El Universal.

A oposição protesta contra a prisão do prefeito da região metropolitana de Caracas, Antonio Ledezma, em 20 de janeiro de 2015, e a morte do adolescente Kluiverth Roa, assassinado por um policial quando se escondia debaixo de um carro para escapar de um confronto em manifestação de que não participava.

O governo da Venezuela comemora o Caracaço, uma explosão de violência nas ruas da capital em 27 de fevereiro de 1989, depois que o presidente Carlos Andrés Pérez adotou uma série de medidas impostas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), inclusive reajustes os preços dos combustíveis.

Sob o impacto da revolta popular e da violenta repressão, com cerca de 300 mortes, o então coronel Hugo Chávez começou a conspiração que levaria três anos depois à tentativa de golpe contra Andrés Pérez, em 4 de fevereiro de 1992. Quando o presidente estava fora do país, a Força Aérea chegou a bombardear o Palácio de Miraflores.

O golpe fracassou, mas a popularidade de Chávez começou a subir. Condenado e depois anistiado, ele seria eleito presidente da Venezuela em 1998. Uma tentativa de golpe contra Chávez, em 11 de abril de 2002, polarizou ainda mais o país levando com o tempo ao perigoso clima de confrontação que está hoje nas ruas de Caracas.

Nenhum comentário: