terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Rebeldes xiitas tomam palácio presidencial do Iêmen

Os rebeldes xiitas do grupo huti tomaram hoje o palácio presidencial do Iêmen, cercaram a casa do primeiro-ministro Khaled Banah, tomaram um quartel e grande quantidade de armas na capital, Saná, jogando o país ainda mais no caos e na anarquia, admitiu a ministra da Informação, que denuncia um golpe de Estado. Não se sabe onde está o presidente Abed Rabbo Mansur Hadi.

A ofensiva iniciada ontem com o cerco à casa do chefe de governo tomou hoje o quartel-general da 3ª Brigada do Exército do Iêmen e, menos de uma hora mais tarde, o palácio presidencial. Pelo menos dois guardas foram mortos.

Ao ocupar o palácio, os hutis fizeram dezenas de reféns das forças do governo, treinadas pelos Estados Unidos para combater a rede terrorista Al Caeda na Península Arábica, que se instalou no Iêmen para fugir da repressão na Arábia Saudita. Também pegaram as armas da 1ª e da 3ª divisões da guarda presidencial iemenita.

Os hutis, apoiados pelo Irã, querem maior participação no governo e uma nova Constituição.

Quatro forças lutam no mais pobre dos países árabes, hoje um Estado em colapso: o governo, os hutis, Al Caeda e os EUA, que bombardeiam os jihadistas com aviões não tripulados, os drones.

Nenhum comentário: