domingo, 11 de janeiro de 2015

Líderes de 56 países marcham contra terrorismo em Paris

Mais de 1,3 milhão de pessoas concentradas na Praça da República e arredores, em Paris, iniciaram há pouco a "marcha republicana" de protesto contra os ataques terroristas que mataram 17 pessoas na semana passada na França. Lideram a passeata presidentes e primeiros-ministros de 56 países.

Ao lado do presidente francês, François Hollande, estão entre outros os primeiros-ministros do Reino Unido, David Cameron; da Alemanha, Angela Merkel; da Espanha, Mariano Rajoy; da Itália, Matteo Renzi; da Grécia, Antonis Samaras; e de Israel, Benjamin Netanyahu; e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

"Hoje Paris é a capital do mundo", declarou Hollande. Mais tarde, ele vai com o líder israelense à Grande Sinagoga de Paris.

Gente de todo o mundo está participando. Uma gabonesa exilada na França denunciou, em entrevista à televisão pública britânica BBC, a presença do presidente do Gabão, um país onde vários jornalistas estão na cadeia por criticar o governo. Ela participa em defesa da liberdade.

Cerca de 5,5 mil policiais patrulham as ruas da capital francesa.

Outras passeatas reuniram 120 mil pessoas em Lorraine, 45 mil em Estrasburgo e 80 mil em Grenoble, na França. Também há manifestações em Londres, na Inglaterra; Madri, na Espanha; Sídnei, na Austrália; e Montreal, no Canadá; entre outras cidades.

Ao todo, só na França 4 milhões de pessoas protestaram contra o terrorismo, estimou o jornal Le Monde.

Nenhum comentário: