quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Israel reforça fronteira do Líbano com tanques

À espera de uma reação da milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus) pela morte de um comandante do grupo e um general iraniano, Israel reforçou sua fronteira com o Líbano com tanques e o escudo de defesa antiaérea Domo de Ferro, noticiou hoje o jornal libanês The Daily Star. Todas as unidades da área e reservistas estão de prontidão.

Aviões da Força Aérea de Israel sobrevoaram o Sul do Líbano e suas águas territoriais. A tensão cresceu por causa do bombardeio israelense contra uma caravana do Hesbolá na Síria que matou seis militantes do grupo e um general da Guarda Revolucionária do Irã há dois dias.

Israel declarou não saber que havia um general iraniano no comboio. Tenta evitar um conflito maior com o Hesbolá que envolveria a guerra civil na Síria.

Com a concentração do Hesbolá e da Guarda Revolucionária Iraniana na guerra civil síria, Israel não acredita numa retaliação em grande escala no momento.

Uma ação retaliatória provavelmente usaria foguetes. Por isso, além das defesas antimísseis, foram deslocados para a fronteira do Líbano aviões de guerra, helicópteros de combate e drones a fim de deter a movimentação de lançadores de foguetes do inimigo do outro lado da fronteira.

Nenhum comentário: