quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Força da ONU ataca rebeldes tuaregues no Norte do Mali

Com helicópteros de combate da Holanda, a Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali atacou hoje rebeldes tuaregues no Norte do país, informou o sítio de notícias turco World Bulletin. Foi a primeira vez que holandeses desta força de paz entraram em combate.

A força da ONU declarou estar respondendo ao fogo de artilharia pesada de que foi alvo na cidade de Tabankorte. Em nota, a missão de paz afirmou ter disparado contra um veículos dos rebeldes depois de tiros de advertência terem sido ignorados.

Na versão dos rebeldes do Movimento Nacional de Libertação de Azawade (MNLA), não houve tiros de advertência, cinco guerrilheiros foram mortos e vários outros feridos. O grupo negocia a paz com o governo do Mali.

Cerca de 450 comandos de operações especiais, agentes secretos e quatro helicópteros de combate Apache da Holanda integram a missão de paz da ONU, que tem um total de 12 mil soldados.

A missão de paz da ONU substitui uma força expedicionária da França que interveio no Mali em 2012 depois que os rebeldes do MNLA tomaram o Norte do país e de avançarem rumo à capital, Bamako, em aliança com grupos jihadistas africanos como a rede terrorista Al Caeda no Magrebe Islâmico.

Desde então, aumentou o combate a grupos extremistas muçulmanos na região do Sahel, na África, ao sul do Deserto do Saara.

Nenhum comentário: