terça-feira, 13 de janeiro de 2015

China prende outro chefe da espionagem por corrupção

O secretário-executivo do Ministério da Segurança, Ma Jian, foi preso dentro da campanha anticorrupção movida pelo presidente da China, Xi Jinping, noticiou ontem o jornal South China Morning Post, de Hong Kong.

Ma trabalhou durante 30 anos no serviço secreto chinês. Em 2006, tornou-se um dos homens mais poderosos do regime comunista ao se tornar o secretário-executivo encarregado das operações de contrainteligência.

A prisão pode estar relacionada à investigação de uma empresa de alta tecnologia controlada pela Universidade de Beijim, o Founder Group, e seu diretor-presidente, Yu Li. Parentes de Ma Jian também são alvo de inquérito.

Em dezembro de 2014, a campanha anticorrupção prendeu o ex-ministro da Segurança Zhou Yongkang, que pertenceu ao Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista, o pequeno grupo que manda de fato na China.

Ambos, Ma e Zhou, seriam ligados ao ex-dirigente Bo Xilai, expurgado em março de 2012, antes da ascensão de Xi, num escândalo de corrupção que incluiu o assassinato de um empresário britânico que seria intermediário de negócios escusos no exterior.

Ao lançar a campanha anticorrupção, uma forma de manter a legitimidade do PC numa sociedade cada vez mais rica e desigual, Xi prometeu "caçar das moscas aos tigres". Outros tigres sob investigação são o vice-presidente da poderosa Comissão Militar Central, Xu Caihou, e o ex-secretário do ex-presidente Hu Jintao, Ling Jihua.

Nenhum comentário: