sábado, 17 de janeiro de 2015

Chanceler iraniano cancela visita à Arábia Saudita

O ministro do Exterior do Irã, Javad Zarif, cancelou uma viagem que faria a Riade, a capital da Arábia Saudita, anunciou hoje a Agência de Notícias República Islâmica citando como fonte um secretário-executivo do ministério. Zarif reconheceu que houve progresso nas relações entre as duas potências regionais, mas manifestou descontentamento com algumas atitudes sauditas.

A viagem foi suspensa depois que o ministro do Exterior saudita, príncipe Saud al-Faissal fez comentários sobre a guerra civil na Síria, onde o Irã apoia a ditadura de Bachar Assad e a Arábia Saudita aumentou a ajuda aos rebeldes que querem derrubá-la.

Há uma série de conflitos entre sunitas e xiitas no Oriente Médio, do Mar Mediterrâneo até além de Bagdá. O Irã, xiita, e a Arábia Saudita, sunita, estão por trás de vários grupos armados em luta. Uma reaproximação entre os dois países seria uma chave para pacificar o Oriente Médio, onde 100 mil pessoas foram mortas em guerras civis brutais no ano passado.

A visita de Zarif a Riade seria parte desse processo. O problema é que os sauditas acreditavam estar fazendo concessões demais e se sentem fragilizados pelo diálogo e a reaproximação entre os Estados Unidos e o Irã.

Para reafirmar sua posição, os sauditas reforçaram a ajuda aos rebeldes sírios. Teerã reagiu congelando o diálogo.

Nenhum comentário: