domingo, 4 de janeiro de 2015

Boko Haram toma base multinacional junto ao Lago Chade

A milícia islamita Boko Haram conquistou hoje uma base militar na cidade de Baga, no estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, perto da fronteira com o vizinho Chade, que servia como quartel-general da Força-Tarefa Multinacional Conjunta formada pelo Chade, o Níger e a Nigéria para combater o extremismo muçulmano no Sahel, a região da África ao sul do Deserto do Saara.

Os jihadistas iniciaram o ataque ontem. Depois de horas de combate, os soldados que defendiam o quartel abandonaram seus postos hoje. Milhares de moradores fugiram para o Chade. A cidade está sem comunicação com o resto da Nigéria.

Em abril de 2013, durante confronto do Boko Haram com os militares por causa da base, 185 pessoas morreram e 2 mil casas foram incendiadas no Massacre de Baga. Um ano depois, em outra ação espetacular, sequestrou 276 meninas de uma escola secundária em Chibok.

Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à Nigéria, em 2009, o Boko Haram (Não à Educação Ocidental) deflagrou uma guerra civil que causou mais de 5 mil mortes.

Nenhum comentário: