sábado, 3 de janeiro de 2015

Arábia Saudita vai reabrir embaixada no Iraque

Uma delegação diplomática da Arábia Saudita viaja na próxima semana para Bagdá para preparar a reabertura da embaixada no Iraque depois de 25 anos, anunciou hoje a agência oficial de notícias saudita. Também será aberto um consulado em Arbil.

A Arábia Saudita rompeu relações com o Iraque em 1990, depois que o ditador Saddam Hussein invadiu e anexou o Kuwait, e participou da guerra liderada pelos Estados Unidos para libertar o Kuwait em 1991.

O reatamento pleno de relações com o Iraque faz parte de uma ofensiva diplomática saudita para contrabalançar o poderio e a influência crescentes do Irã. A República Islâmica ganhou com a ascensão da maioria xiita iraquiana depois da segunda invasão americana, em 2003.

Há hoje uma conflagração no Oriente Médio opondo sunitas e xiitas que vai do Mar Mediterrâneo ao leste de Bagdá, além da ameaça renovada do extremismo muçulmano no Estado Islâmico do Iraque e do Levante, visto como inimigo tanto por sauditas quanto pelos aiatolás que governam o Irã. É um desafio radical que contesta a legitimidade dos regimes de inspiração religiosa.

Nenhum comentário: