quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Alemanha cresceu 1,5% em 2014

O produto interno bruto da Alemanha, maior economia da Europa e quarta do mundo, avançou 1,5% no ano passado, batendo a previsão oficial de 1,2%, anunciou hoje o instituto oficial de estatísticas Destatis.

Com a desaceleração da Zona do Euro, durante o último verão no Hemisfério Norte, em meados do ano passado, parecia que a Alemanha cairia em recessão, mas sua poderosa economia cresceu moderadamente e o desemprego é o menor desde a reunificação do país, em 1990.

Esse crescimento, mesmo sendo muito moderado, tende a fortalecer a resistência alemã às propostas de compra de títulos pelo Banco Central Europeu (BCE) para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação na Eurozona e assim estimular as economias mais fracas, especialmente França e Itália.

O chamado "alívio quantitativo" parece inevitável e a Alemanha ganha com isso. Seus parceiros estão em sérias dificuldades e as políticas de austeridade impostas por Berlim estão sendo questionadas mais uma vez na campanha eleitoral da Grécia, onde a coligação esquerdista Syria lidera as pesquisas.

A Finlândia já avisou que não aceita nenhuma redução a mais da dívida grega, de cerca de 175% do PIB, como quer o líder esquerdista Alexis Tsipras.

O crescimento da Alemanha e algum alívio quantitativo ajudariam a recuperação da Eurozona.

Nenhum comentário: