segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Terroristas suicidas atacam na Síria e no Iraque

Dois homens-bomba atacaram instalações de gás natural na província de Homs, na Síria, matando oito pessoas. Quando a guarda reagiu, eles explodiram suas bombas. No Iraque, um terrorista suicida se detonou durante um funeral na cidade de Taji, a 22 quilômetros ao norte de Bagdá, onde a maioria da população é sunita.

O funeral era do pai de dois membros de uma milícia sunita pró-governamental que faz parte dos Conselhos do Despertar. Essas milícias surgiram a partir de 2006 para defender as tribos sunitas de grupos extremistas como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Com o tempo, parte daqueles milicianos foram integrados às forças de segurança iraquianas. Diante do colapso do Exército do Iraque, incapaz de deter a ofensiva inicial do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, as milícias sunitas voltam a se articular.

O comando militar dos Estados Unidos informou que mais oito bombardeios aéreos foram realizados na Síria perto da cidade de Kobane (Ayn al-Arab para os árabes) e cinco no Iraque, perto de Mossul e Sinjar, contra posições do Estado Islâmico.

Já o Estado Islâmico reivindicou a responsabilidadea morte do general iraniano Hamid Taghavi, em Samarra, ao norte de Bagdá. O Exército do Irã tinha admitido ontem a morte do general.

Nenhum comentário: