domingo, 28 de dezembro de 2014

Suécia forma grande coalizão para isolar extrema direita

O Partido Social-Democrata fez um acordo com o bloco de centro-direita Aliança para aprovar o orçamento e evitar a antecipação das eleições parlamentares na Suécia, isolando os Democratas Suecos, um partido de ultradireita que luta contra a imigração e a integração da Europa.

Com o acordo, o primeiro-ministro social-democrata Stefan Löfven permanece no cargo, onde está há pouco mais de três meses. Ele também tem o apoio dos Verdes, que já faziam parte do governo.

A crise econômica e a ameaça do terrorismo muçulmano fortaleceram os partidos de extrema direita em toda a União Europeia. Os Democratas Suecos tiveram 12,9% dos votos nas últimas eleições parlamentares, em 14 de setembro de 2014, elegendo 49 deputados. Em 2010, haviam conquistado 5,7% dos votos e 20 cadeiras.

Para derrubar o atual governo e forçar a antecipação das eleições na expectativa de crescer ainda mais, os Democratas votaram contra a proposta orçamentária, ao lado da Aliança, uma coligação de quatro partidos de centro-direita: O Partido Moderado, o Partido Popular Liberal, o Partido de Centros e os Democratas-Cristãos. Agora, a Aliança preferiu se aliar aos sociais-democratas para barrar o avanço da extrema direita.

Nenhum comentário: