quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Papa denuncia perseguição a cristãos na mensagem de Natal

Em sua mensagem de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco denunciou hoje a "perseguição brutal" a grupos étnicos e religiosos, especialmente os cristãos, no Iraque e na Síria, por grupos extremistas como o Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda. Também mencionou a Nigéria, "onde muitas pessoas são mantidas reféns e ou massacradas".

Cerca de 150 mil cristãos foram expulsos do Norte do Iraque pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, acusado de genocídio contra a minoria étnica yazidi.

Francisco também lamentou que "tantas crianças sejam vítimas da violência e do tráfico de pessoas", lembrando o recente massacre numa escola secundária no Paquistão. Numa condenação explícita ao aborto, o papa afirmou que muitas crianças são "mortas antes de ver a luz".

O Sumo Pontífice manifestou solidariedade com as vítimas da febre hemorrágica ebola na África Ocidental, agradeceu "de coração aos que estão se esforçando com valentia para ajudar os enfermos e suas famílias", e apelou à Ucrânia pedindo "um novo caminho de fraternidade e reconciliação" que vença o ódio e a violência.

Nenhum comentário: