quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Oceanos têm 269 mil toneladas de plástico

Os oceanos da Terra têm hoje cerca de 5,25 trilhões de pedaços de lixo jogados pelo homem, inclusive 269 mil toneladas de plásticos, indica uma primeira estimativa global da poluição feita pelo Instituto 5 Gyres, associado a instituições de seis países, entre elas o Instituto Francês de Pesquisa sobre a Exploração do Mar (Ifremer).

Depois de seis anos de trabalho e de percorrer uma distância de 50 mil milhas náuticas ou 92,6 mil quilômetros, os pesquisadores fizeram o levantamento mais completo até hoje sobre a presença de plásticos nos oceanos. As conclusões foram publicadas ontem na revista científica PLoS ONE, da Biblioteca Pública da Ciência, uma organização não governamental americana.

"Infelizmente", observou o professor Markus Erikssen, coordenador do estudo, "os efeitos dessas partículas atingem os ecossistemas marinhos, especialmente os organismos que atuam como filtros, o zooplâncton e os organismos que vivem em sedimentos. Podem concentrar os poluentes orgânicos e alterar o funcionamento das cadeias alimentares."

O Instituto 5 Gyres, que luta contra a poluição de plásticos nos mares, recomenda à indústria que padronize o ciclo de vida útil de seus produtos, dando preferência aos polímeros biodegradáveis.

Nenhum comentário: