terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Jeb Bush lança pré-candidatura à Presidência dos EUA

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, filho do ex-presidente George Herbert Walker Bush e irmão do ex-presidente George Walker Bush, anunciou hoje que está "explorando ativamente a possibilidade" de se candidatar à Casa Branca na eleição presidencial de 2016, noticiou hoje o jornal The New York Times.

De olho na Casa Branca, Jeb Bush vai abrir em janeiro um comitê de ação política. Em sua página no Facebook, ele disse ter tomado a decisão depois de conversar com a família no feriado do Dia Nacional de Ação de Graças. Jeb é considerado moderado dentro do Partido Republicano e deve enfrentar resistência do movimento de ultradireita Festa do Chá.

Como governador da Flórida, Jeb organizou as eleições no estado em 2000, quando George W. Bush venceu o vice-presidente Al Gore por apenas 500 votos, conquistando a Casa Branca depois de uma série de contestações do resultado na Justiça, com recontagem de votos, cédulas que induziram o eleitor a erro e problemas para votar em bairros de maioria negra.

Tudo isso levantou sérias suspeitas de fraude e manipulação. Quando a Suprema Corte vetou a recontagem total dos votos pedida pelo Tribunal de Justiça do Estado da Flórida, a vitória de Bush foi confirmada. Ficou a suspeita no ar de que a democracia americana não é a prova de fraude.

Com a ampla derrota do Partido Democrata nas eleições intermediárias de 4 de novembro de 2014, os republicanos estão de olho na reconquista da Casa Branca. Por enquanto, a favorita é a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton. Os democratas apostam no desgaste de Congresso, que será dominado pelos republicanos na Câmara e no Senado a partir de janeiro de 2015, para manter a Presidência depois dos oito anos de governo de Barack Obama.

Entre os republicanos, o candidato derrotado em 2012 Mitt Romney pode tentar mais uma vez. Outro nome cogitado é o senador Rand Paul, ligado à ala mais à direita do partido, a Festa do Chá, que já tem um candidato em potencial na Flórida, o senador Marco Rubio. Ele já avisou que a candidatura de Jeb não o tira da corrida à Casa Branca.

Nenhum comentário: