terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Casa de Rui Barbosa expõe literatura de cordel de Portugal

A Fundação Casa de Rui Barbosa apresenta a partir de 11 de dezembro de 2014 no Rio de Janeiro a exposição Folhetos de Cordel Portugueses: Coleção Arnaldo Saraiva. Fazem parte da mostra, em exibição até 1º de fevereiro de 2015, cerca de 150 folhetos cobrindo mais de três séculos e meio de literatura de cordel em Portugal, do início do século 17 até meados do século 20.

O material pertence a Arnaldo Saraiva, professor catedrático de literatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, crítico, poeta, pesquisador, tradutor e correspondente da Academia Brasileira de Letras. Na abertura, haverá uma mesa-redonda com a participação do colecionador Arnaldo Saraiva, do curador Alexei Bueno e do embaixador e escritor brasileiro Alberto Costa e Silva.

"Diretamente originado na literatura popular ibérica e mais especificamente lusitana, o cordel brasileiro, além de seu valor artístico, sempre serviu de grande inspiração a manifestações da cultura brasileira, na literatura, no cinema e nas artes plásticas", declarou em nota a FCRB.

"A exposição tem como objetivo apresentar a continuidade secular que liga o folheto de cordel português ao nordestino, que nele se origina, gráfica e ideologicamente, demonstrando inclusive a manutenção por períodos de tempo muito vastos de ciclos temáticos bem como o compartilhamento, no aspecto plástico dos folhetos, de arte da xilogravura e das artes tipográficas entre Portugal e o Brasil", acrescentam os organizadores.

A mostra já foi apresentada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto (2006), no Museu de Arte Popular do Recife (2011) e na Biblioteca Nacional de Portugal (2013).

A Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Está aberta de terças a sextas-feiras das 10h às 18h, nos domingos e feriados das 14h às 18h. Na última terça-feira do mês, o museu abre das 9h às 20h.

Nenhum comentário: