terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Banco da Grécia anuncia fim da depressão sob riscos

O banco central da Grécia aumentou hoje sua expectativa de crescimento para 2014 para 0,7% e previu uma alta de 2,5% no próximo ano, encerrando uma depressão econômica de seis anos que quase levou o país a deixar a união monetária europeia, mas advertiu que uma crise política pode desandar a recuperação.

Se o candidato do governo de coalizão entre a conservadora Nova Democracia e os socialistas, Stavros Dimas, não for eleito presidente indiretamente pelo Parlamento em 17, 23 e 29 de dezembro, o primeiro-ministro Antoni Samaras será forçado a convocar eleições legislativas antecipadas.

Neste caso, é favorita a Coligação de Esquerda Radical (Syriza), que quer desmontar todo o programa de austeridade econômica imposto pela União Europeia (UE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE), restaurando salários, empregos e aposentadorias cortadas pela crise. A Grécia correria sério risco de sair da UE.

No momento em que a Grécia está prestes a sair da depressão, uma crise política realimentaria a crise do euro, que não será resolvida enquanto a Zona do Euro não sair da estagnação.

A Grécia foi o país que mais sofreu com a crise das dívidas públicas da periferia da Eurozona, o que deixou um quarto dos trabalhadores e a metade dos jovens sem emprego. A dívida pública, mesmo depois de renegociada com calote parcial, ainda representa 160% do produto interno bruto.

Nenhum comentário: