sábado, 13 de dezembro de 2014

Ataques terroristas matam 20 pessoas no Afeganistão

Várias ações terroristas mataram pelo menos 20 pessoas hoje em Cabul e na província de Helmand, no Afeganistão, noticiou a televisão pública britânica BBC. As suspeitas recaem sobre a milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes).

Pistoleiros de motocicleta mataram 12 caçadores de minas e feriram outros 12 em Helmand. O Exército do Afeganistão contra-atacou, matando quatro rebeldes e capturando outros três.

Na capital, Cabul, um terrorista suicida matou sete soldados num ônibus e um funcionário da Justiça foi morto em outro incidente, elevando o total de mortos para 20.

Os Talebã intensificam os ataques contra alvos ocidentais para declarar vitória com a retirada parcial da força internacional liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que invadiu o Afeganistão para responder aos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e chegou a ter 140 mil soldados no país.

A partir de 2015, ficam no Afeganistão 9,8 mil soldados americanos e um contingente menor de outros países para ajudar as forças de segurança afegãs a defender o governo eleito democraticamente dos extremistas muçulmanos.

Nenhum comentário: