quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Republicanos serão maioria no Senado dos EUA

Com 52 senadores, o Partido Republicano conquistou nas eleições de 4 de novembro de 2014 a maioria nas duas casas do Congresso dos Estados Unidos. Já tinha e manteve a maioria na Câmara dos Representantes.

Agora, a oposição terá ainda mais força para infernizar a vida do presidente Barack Obama nos dois anos de governo que lhe restam. Vai tentar, por exemplo, acabar ou pelo menos tirar recursos da lei aprovada para dar cobertura de saúde para todos, protegendo os 45 milhões que não tinham seguro-saúde.

Ao mesmo tempo, a oposição republicana terá de apresentar uma agenda mais propositiva. Se ficar apenas bloqueando os projetos do presidente, como fez nos últimos quatro anos, desde que retomou a maioria na Câmara, poderá perder a Casa Branca de novo em 2016, na eleição que realmente interessa.

Apesar da recuperação da economia, com os EUA crescendo mais do que os outros países ricos, e da queda do desemprego de 10% para 5,9%, o Partido Democrata sofre uma grande derrota. Mas a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton desponta como favorita em 2016.

Os estados do Oregon e do Alasca, e o Distrito de Colúmbia, onde fica a capital, Washington, aprovaram a legalização da maconha para uso recreativo. Na Flórida, um referendo sobre o uso medicinal da droga precisava de 60% de aprovação; obteve 58%.

Nenhum comentário: