terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mais de 40% das terras aráveis estão degradadas na China

Mais de 40% das terras cultiváveis na China estão degradadas, causando preocupações quanto à capacidade de produzir alimentos para sua população de 1,36 bilhão de habitantes, observou a agência oficial de notícias Nova China.

De acordo com o relatório baseado em estatísticas do Ministério da Agricultura, o solo nas regiões conhecidas como celeiros da China está com a camada fértil reduzida e no Sul aumenta a acidificação da terra.

Com 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a China é o terceiro maior país do mundo, depois da Rússia e do Canadá, mas grande parte de sua superfície é formada por montanhas e desertos. As terras aráveis são apenas 13%. Soma-se a isso a deterioração dos rios por causa da poluição industrial, reduzindo a capacidade de produção da agricultura.

As limitações do país para produzir alimentos e a renda gerada pelas exportações de produtos industriais fazem da importação a saída para garantir a segurança alimentar dos chineses, criando oportunidades para grandes exportadores agrícolas como o Brasil e a Argentina.

Nenhum comentário: