segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Suécia reconhece independência da Palestina

Sob a alegação de que o processo de paz no Oriente Médio se arrasta há mais de 20 anos, a Suécia anunciou hoje a decisão de reconhecer unilateralmente a independência da Palestina, que o Brasil já reconhece. Em entrevista à televisão americana CNN, a ministra do Exterior sueca negou que a medida possa agravar o conflito, em vez de apontar uma solução.

Sem avanços nas negociações intermediadas pelos Estados Unidos, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas ameaçou várias tentar outra via para construir o Estado nacional palestino, obtendo o reconhecimento através de organizações internacionais como as Nações Unidas e o Tribunal Penal Internacional. Israel adverte que sem um acordo de paz os palestinos não terão controle sobre o território que reivindicam.

A ANP quer construir a Palestina nos territórios árabes ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967, a saber a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, com capital no setor árabe de Jerusalém. O governo direitista israelense não para de autorizar obras para expulsar na prática os moradores árabes de Jerusalém. Partidos de extrema direita defendem a anexação da Cisjordânia.

Durante o fim de semana, uma conferência internacional ofereceu US$ 5,4 bilhões para a reconstrução da Faixa de Gaza depois da guerra de Israel contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). O governo israelense não conseguiu condicionar a ajuda ao desarmamento do grupo.

Nenhum comentário: