domingo, 26 de outubro de 2014

Partidos pró-Europa ganham eleições na Ucrânia

Sob pressão de uma intervenção militar velada da Rússia no Leste do país, os eleitores da Ucrânia votaram em massa hoje nos partidos favoráveis à aproximação com o Ocidente nas primeiras eleições parlamentares desde a queda do presidente Viktor Yanukovich, apoiado pelo Kremlin, em meio a uma revolta popular, em 22 de fevereiro de 2014.

O bloco do presidente Petro Porochenko e quatro outros movimentos pró-Ocidente obtiveram cerca de 70% dos votos, indicam as sondagens de boca de urna. A oposição pró-russa não passou de 8%.

Não houve votação em 12 distritos eleitorais da Crimeia, anexada ilegalmente pela Rússia em 17 de março de 2014, e em 14 distritos do Leste controlados pelos rebeldes que querem se unir à Federação Russa.

Os resultados oficiais só saem na quarta-feira à noite. A vitória anunciada consolida o poder do presidente Porochenko e mantém a tendência ao autoritarismo político dos homens-fortes que marca as antigas repúblicas soviéticas. O antigo parlamento era leal a Yanukovich. Este será leal ao novo presidente.

Yanukovich caiu em meio a protestos populares e confrontos na praça central de Kiev três meses depois de rejeitar, sob a pressão do presidente russo, Vladimir Putin, um acordo de associação com a UE.

Nenhum comentário: