sábado, 11 de outubro de 2014

Onde está Kim Jong Un?

O mistério sobre o desaparecimento do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se tornou mais intrigante ontem, quando o dirigente máximo do regime mais fechado do mundo não apareceu numa cerimônia em homenagem a seu pai e seu avô numa data nacional importante. Há suspeitas de golpe de Estado.

Kim não é visto em público desde 3 de setembro de 2014. Seu nome não estava na lista dos convidados do Palácio do Sol Kamsusuan para a festa dos 69 anos do Partido dos Trabalhadores da República Popular Democrática da Coreia do Norte, o nome oficial do partido comunista norte-coreano.

É sua maior ausência desde que apareceu em público pela primeira vez em 2010. Houve boatos de que teria machucada o tornozelo e não gostaria de ser visto com uma tala de gesso para não manchar a aura de invencibilidade alimentada pelo culto da personalidade de caráter stalinista. Mas muitas vezes os regimes comunistas usaram no passado supostos problemas de saúde para justificar a queda de dirigentes que caíram em desgraça.

Kim Jong Un é líder supremo da Coreia do Norte desde dezembro de 2011, quando morreu seu pai, Kim Jong Il.

Nenhum comentário: