sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Índia testa míssil nuclear de médio alcance

A Índia testou com sucesso hoje um míssil nuclear de cruzeiro subsônico com alcance de 700 quilômetros, informou a televisão indiana IBN.

O teste foi realizado na cordilheira de Chandipur, no estado de Odisha, numa segunda tentativa, depois de uma experiência fracassada no ano passado. O míssil Nirbhay (Destemido) pode ser disparado de terra, mar ou ar.

Pelo Twitter, o primeiro-ministro conservador Narendra Modi congratulou "os cientistas que testaram com sucesso o míssil Nirbhay. É um grande ímpeto na nossa capacidade de defesa".

A Índia começou a desenvolver armas atômicas depois de uma derrota para a China numa guerra de fronteiras, em 1962. Testou sua primeira bomba nuclear em 1974, mas só assumiu abertamente o status de potência nuclear em maio de 1998, levando o inimigo histórico, o Paquistão, a fazer o mesmo em seguida.

Desde que se tornaram potências nucleares, os dois países não entraram mais em guerra aberta, mas costumam se enfrentar em escaramuças na fronteira incerta entre as montanhas do Himalaia. O Paquistão reivindica a realização de um plebiscito no estado indiano de Jamu e Caxemira, onde a maioria é muçulmana e gostaria de aderir ao Paquistão.

Sem força suficiente para enfrentar a vizinha poderosa, o Paquistão se vale de uma série de milícias extremistas muçulmanas para travar uma guerra indireta. O episódio mais violento dos últimos anos foi um ataque terrorista do grupo Lashkar-e-Taiba, o Exército dos Puros, contra a maior cidade da Índia, Mumbai, de 26 a 28 de novembro de 2008, em que 164 pessoas foram mortas e outras 308 saíram feridas.

Nenhum comentário: