segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Enfermeira da Espanha está livre do vírus ebola

A enfermeira espanhola María Teresa Romero Ramos, primeira pessoas contaminada pelo vírus ebola fora da África, foi declarada livre da doença hoje depois de um segundo exame de laboratório para confirmação. O anúncio foi feito em Luxemburgo, durante uma reunião do Conselho de Ministros do Exterior da União Europeia.

Na mesma reunião, os países europeus discutiram como aumentar a ajuda aos países africanos mais afetados, Libéria, Serra Leoa e Guiné, e garantiram a repatriação imediata de trabalhadores de saúde infectados no combate à epidemia de febre hemorrágica que já matou cerca de 5 mil pessoas.

Ontem, o ministro do Exterior da França, o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius, se opôs a uma suspensão dos voos entre a Europa e os países mais atingidos pela doença na África. A exemplo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Fabius alegou que isso dificultaria o rastreamento de suspeitos de transmitir a doença. Os passageiros teriam a tendência de negar que venham ou tenham estado em países com muitos casos de ebola.

Hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Nigéria livre de ebola. País mais populoso da África, com 177 milhões de habitantes, era vista como o maior risco de proliferação da doença. O Senegal foi considerado livre do mal na sexta-feira passada.

Nenhum comentário: