quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Romancista da ocupação nazista ganha Prêmio Nobel de Literatura

O escritor francês Patrick Modiano ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura "por sua arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais incompreensíveis e revelou o mundo e a vida sob a ocupação" da França pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, anunciou em Estocolmo a Academia Real da Suécia.

Modiano tem 69 anos. Nasceu em Boulogne-Billancourt, perto de Paris, em 1945, filho de uma atriz belga e de empresário judeu de origem italiana. Publicou seu primeiro romance, A Praça da Estrela, sobre um judeu que colaborou com o nazismo, em 1968.

Dez anos depois, recebeu o Prêmio Goncourt por Rua das Boutiques Obscuras. Em 1996, ganhou o Grande Prêmio Nacional das Letras pelo conjunto da obra. O Nobel é a consagração definitiva de uma carreira que inclui cerca de 30 livros sobre a França ocupada de 1940-44, observa o jornal francês Le Monde.

Ele não foi encontrado pelo comitê do Nobel antes do anúncio oficial e declarou-se totalmente surpreso: "Sinto-me como um dublê, como se estivesse celebrando alguém que tem o meu nome", declarou, na sede da editora Gallimard, que no mês passado lançou Por que não te perdes no bairro. "Tudo parece tão irreal", acrescentou, lembrando que tinha 12 anos quando o francês Albert Camus ganhou o prêmio.

Com livros policiais, infantis e romances de menos de 100 páginas, Modiano é autor de obras acessíveis Também fez roteiros para filmes como Lacombe, Lucien, de 1974, do consagrado diretor Loius Malle.

O presidente François Hollande, com apenas 13% de aprovação popular, aproveitou o raro momento de glória de uma França em luta contra o desemprego e a estagnação econômica: "A República está orgulhosa pelo reconhecimento internacional de um de seus maiores escritores."

Nos Estados Unidos, onde Modiano é pouco conhecido, a Editora da Universidade de Yale decidiu antecipar de fevereiro para novembro o lançamento da trilogia Sentenças Suspensas.

Para o diretor da editora, John Donatich, "Modiano tem uma reputação realmente interessante como uma pessoa reclusa que escreve uma prosa refinada e simples". Nos seus textos, comentou, "as coisas são tentadoras, o mundo está sempre mudando e aquilo que você valoriza e ama está sempre à beira de ser perdido. As sentenças são desarmantemente simples, mas quando você lê e relê revelam uma emoção profunda."

O Prêmio Nobel de Literatura é de US$ 1,1 milhão. Modiano vai recebê-lo pessoalmente em Estocolmo no início de dezembro. Avesso a entrevistas, uma repórter disse que ele costuma responder com frases intermináveis, ele afirmou que não terá problemas para fazer o discurso de agradecimento: "Desde que se trate de ler um texto preparado, isso não me assusta."

Nenhum comentário: