sábado, 27 de setembro de 2014

Tropas turcas podem atacar Estado Islâmico na Síria

O Exército da Turquia pode criar uma zona de segurança dentro da Síria para proteger os refugiados da guerra civil no país se houver um acordo internacional neste sentido, declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, citado pelo jornal libanês The Daily Star. Isso o obrigaria a enfrentar a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Erdogan acrescentou que há negociações em andamento dentro da aliança liderada pelos Estados Unidos para ver que países farão apenas ataques aéreos e quais oferecem forças terrestres: "Não se acaba com uma organização terrorista como esta só com ataques aéreos. As forças terrestres são um complemento necessário."

Até agora, a Turquia tem sido um parceiro relutante na luta contra o Estado Islâmico. Primeiro, alegava que precisava preservar as vidas de 49 diplomatas e funcionários do consulado na cidade de Mossul, ocupado pelo EIIL no início de junho. O governo turco não autorizou o uso pelos EUA das bases aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em seu território. Agora oferece tropas terrestres, mas exige um acordo internacional.

Nenhum comentário: