segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Rebeldes anunciam tomada do aeroporto de Donetsk

Os rebeldes étnica e linguisticamente russos apoiados pelo Kremlin anunciaram hoje a conquista do aeroporto de Donetsk, no Leste da Ucrânia, que lutam para anexar à Rússia. Horas depois, o governo ucraniano admitiu que há uma feroz batalha em torno do aeroporto, mas declarou que está mantendo o controle.

De acordo com mensagem postada no Twitter pelo Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, há um ataque continuado, mas a "Operação Antiterrorismo" ainda domina o aeroporto.

As duas partes negociam um cessar-fogo permanente que depende do presidente russo, Vladimir Putin. Não satisfeito com a anexação ilegal da Crimeia, em março de 2014, Putin fomenta desde abril a rebelião no Leste da Ucrânia. Sem interesse em desmembrar mais o país, seu objetivo parece ser enfraquecer a ex-república soviética para mantê-la sob a órbita de Moscou.

Na semana passada, o homem-forte da Rússia mandou carta à União Europeia exigindo a renegociação do acordo de associação entre a Ucrânia e a UE sob a alegação de "prejuízos à economia russa".

Esta guerra já matou mais de 3,5 mil pessoas e ainda parece longe do fim.

Nenhum comentário: