sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Parlamento Britânico aprova participação na guerra

Com 524 votos a favor e 43 contra, a Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico acaba de aprovar a participação do Reino Unido na aliança liderada pelos Estados Unidos na guerra contra a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante no Iraque. Para atacar na Síria, será necessária nova votação.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, tenta assim reconstruir a parceria estratégica com os EUA, abalada no ano passado, quando o Parlamento não autorizou o governo a bombardear a Síria em retaliação pelo uso de armas químicas pela ditadura de Bachar Assad na guerra civil do país.

A rejeição à invasão do Iraque em 2003, que custou a chefia do governo ao primeiro-ministro Tony Blair, consolidou uma forte opinião pública contrária à guerra. Com a degola de um cidadão britânico pelo Estado Islâmico e a ameaça a outros, houve uma mudança.

Do lado de fora do Palácio de Westminster, uma manifestação reafirmava o repúdio à participação britânica em mais uma guerra no Oriente Médio. Não foi suficiente.

Seis caças-bombardeiros Tornado GR4 da Força Aérea Real estão de prontidão numa base aérea em Chipre. A Bélgica também vai participar dos ataques aéreos, com seis caças-bombardeiros F-16. A Holanda vai enviar outros seis F-16s e a Dinamarca mais sete.

Nenhum comentário: