terça-feira, 5 de agosto de 2014

Presidente das Avós da Praça de Maio encontra neto

Depois de 36 anos, a presidente da organização de defesa dos direitos humanos Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, encontrou seu neto. Sua filha, Laura Carlotto, morreu na prisão durante a guerra suja da ditadura militar da Argentina contra as esquerdas, em junho de 1978, dois meses depois do nascimento de Guido.

"O resultado é positivo. Encontramos o meu sobrinho", festejou hoje Kivo Carlotto, irmão de Laura e secretário de Direitos Humanos da província de Buenos Aires. "Ele se apresentou voluntariamente, fez o teste de DNA e deu 99,9% de compatibilidade. É uma emoção enorme", acrescentou o tio em entrevista ao canal de televisão Todo Noticias.

Guido foi batizado pela família que o adotou como Ignacio Hurban. É músico, noticia o jornal argentino Clarín.

Sem alternativa para reencontrar seus filhos, em 1977, as mães dos sequestrados e desaparecidos pela ditadura militar argentina passaram a se encontrar e circular toda quinta-feira pela Praça de Maio, diante da Casa Rosada, sede do governo, com lenços brancos na cabeça com o nome dos filhos. Como os filhos desses filhos também desapareceram, em outubro de 1977, surgia o movimento das Avós da Praça de Maio.

Guido Carlotto é o 111º neto resgatado pelas Avós da Praça de Maio de um total de mais de 500 bebês e crianças raptados pela última ditadura militar argentina.

Nenhum comentário: