terça-feira, 5 de agosto de 2014

Hamas inicia negociações indiretas com Israel

Um alto dirigente do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) anunciou hoje no Cairo que a delegação palestina vai começar negociações indiretas com Israel para transformar a trégua humanitária de 72 horas num cessar-fogo permanente. O governo israelense confirmou sua participação.

Israel não negocia diretamente como Hamas, que considera um grupo terrorista, a exemplo dos Estados Unidos e da União Europeia. Nos últimos dias, as forças israelenses saíram da Faixa de Gaza. Estão estacionadas do outro lado da fronteira, prontas para entrar em combate, se necessário.

Desde 8 de julho de 2014, pelo menos 1.834 palestinos, 64 soldados e três civis israelenses foram mortos nesta guerra. Pela estimativa da ONU, 80% dos palestinos mortos eram civis. Israel afirma que cerca de 900 eram militantes de grupos armados.

Na operação terrestre, o Exército de Israel destruiu 32 túneis clandestinos. O Hamas disparou mais de 3,3 mil foguetes contra território israelense, a maioria neutralizada pelo sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro.

Com a trégua, os palestinos voltaram para procurar suas casas. Mais de 9 mil foram destruídas nas últimas semanas. Cerca de 70% dos poços de água e a única usina de energia elétrica do território foram destruídos.

Nenhum comentário: