segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Estado Islâmico toma base aérea na Síria

A milícia fundamentalista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) tomou hoje a base aérea de Takba, consolidando o controle sobre a província de Raca. Desde o início da guerra civil na Síria, em 15 de março de 2011, é a primeira vez que a ditadura de Bachar Assad perde o domínio de uma província inteira.

Como o EIIL já havia tomado dois quartéis do Exército, o regime reforçou a base aérea com blindados e peças de artilharia. O terreno plano ao redor da base dava outra vantagem para o governo.

Durante a batalha, as forças governistas infligiram duras perdas aos jihadistas, matando cerca de 400 milicianos. Quando conseguiu penetrar na defesa, o EIIL matou 170 soldados sírios e prendeu outros 150.

O controle da província de Raca permite aos jihadistas unir os territórios que controlam no Iraque aos da Síria, redesenhando o mapa do Oriente Médio. Da base aérea, pode mandar reforços e suprimentos a suas forças no Norte do Iraque, que estão sob o ataque de guerrilheiros curdos apoiados pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Hoje, o regime sírio declarou estar pronto para colaborar com esforços internacionais para combater o EIIL. Num gesto aos EUA, o ministro do Exterior sírio, Walid al-Moallen, condenou a decapitação do jornalista americano James Toley

Nenhum comentário: