quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dois líderes do Khmer Vermelho pegam prisão perpétua

Dois líderes do regime comunista do Khmer Vermelho, que aterrorizou o Camboja de 1975 a 1978, Khieu Shamphan e Noun Chea, foram condenados hoje à prisão perpétua  por crimes contra a humanidade. A denúncia apresentada a um tribunal cambojano criado pelas Nações Unidas inclui as mortes de 20 mil vietnamitas e 100 a 500 mil muçulmanos da minoria cham.

Noun Chea, hoje com 88 anos, era vice-líder do falecido Pol Pot e ideológo do regime, que adotou políticas de Ano Zero, tentando apagar todo o passado supostamente corrupto. Khieu Shampan era o presidente do Camboja, mas o poder estava concentrado no supremo líder. Eles foram condenados por assassinatos em massa, tortura e perseguição política.

O regime genocida de Pol Pot, de orientação maoísta radical, é acusado pela morte de cerca de 2 milhões de pessoas. Tomou o poder em 16 de abril de 1975, duas semanas antes da queda de Saigon, que unificou o vizinho Vietnã e expulsou as últimas forças dos Estados Unidos da antiga Indochina Francesa.

Uma invasão vietnamita no Natal de 1978 acabou com a ditadura de Pol Pot, que caiu em 7 de janeiro de 1979. Dez anos depois, com o fim da Guerra, houve uma série de negociações de paz pelo mundo inteiro, inclusive no Sudeste Asiático. Em 1989, as forças do Vietnã deixaram o Camboja.

Nenhum comentário: