terça-feira, 15 de julho de 2014

Partido Socialista português fará eleições prévias abertas

O Partido Socialista português abriu hoje inscrições para as eleições primárias abertas para escolher o candidato do partido para as eleições parlamentares de 2015. Qualquer cidadão português pode se inscrever, mesmo que não seja filiado ao partido, desde que preencha uma ficha de simpatizante via Internet e obtenha o apoio de pelo menos mil militantes socialistas.

"Participe. A sua escolha é a nossa decisão", promete a propaganda do PS. Só há uma exigência: o aspirante não pode ser membro de outro partido. A eleição prévia do PS de Portugal está marcada para 28 de setembro de 2014.

Os favoritos são o atual líder socialista, António José Seguro, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

Com a crise, o país foi obrigado a se submeter a um rígido programa de austeridade econômica imposto pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional em troca de empréstimos de 78 bilhões de euros para Portugal honrar suas dívidas. O desemprego chegou a 17%. Já caiu para 13,6%. Mas a oposição socialista é favorita diante do governo conservador do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho nas pesquisas sobre as eleições do próximo ano.

Nenhum comentário: