sexta-feira, 11 de julho de 2014

Netanyahu promete manter ofensiva contra o Hamas

Israel não vai ceder à pressão internacional para suspender a ofensiva contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza enquanto os palestinos não pararem de disparar foguetes contra o território israelense, afirmou hoje o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em entrevista coletiva.

Netanyahu aproveitou o sequestro e a morte de três adolescentes israelenses no mês passado, atribuídos a militantes do Hamas, para lançar uma operação militar contra o maior grupo fundamentalista palestino e seus aliados na Faixa de Gaza, atacando mais de mil alvos com a Força Aérea e navios estacionados no Mar Mediterrâneo.

Ao mesmo tempo, tenta romper a aliança entre o Hamas e a Fatah (Luta), o principal partido secularista palestino, que usou como pretexto para romper as negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos.

Em quatro dias, pelo menos 120 palestinos foram mortos e mais de 700 ficaram feridos. Isso gerou uma crise nos serviços médicos da Faixa de Gaza, onde faltam medicamentos e suprimentos, e as vítimas estão sendo atendidas no chão.

Do lado israelense, há dezenas de feridos. O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) denuncia a ofensiva israelense como "genocídio" e "punição coletiva" do povo palestino.

Nenhum comentário: