terça-feira, 15 de julho de 2014

Líderes da China e da Índia se reúnem em Fortaleza

O presidente da China, Xi Jinping, é o novo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizaram hoje seu primeiro encontro bilateral, durante a reunião de cúpula do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que vai até 17 de julho em Fortaleza.

Modi declarou que, se os dois países conseguirem chegar a um acordo sobre um litígio de fronteira, darão um bom exemplo de solução pacífica dos conflitos. Em 1962, os dois países travaram uma guerra rápida vencida pela China e até hoje não definiram a fronteira.

A reunião de cúpula sino-indiana durou um hora e 20 minutos, o dobro do tempo previsto, e também tratou de comércio e cooperação econômica. A China é o segundo maior parceiro da Índia.

Xi vai à Índia em setembro. Ele convidou Modi a participar da próxima reunião de cúpula do fórum Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) em novembro, e pediu maior envolvimento da Índia com a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reúne China, Rússia, Casaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Usbequistão - todos países sem tradição democrática.

Nenhum comentário: